2 de janeiro de 2014

QUANDO CARTAZ ERA ARTE

Sempre que faço uso do Adobe Photoshop e de outros programas de edição de imagens me pergunto: como é que as gerações retrôs se viravam sem essas belezinhas?

A julgar pelos cartazes de cinema dos tempos de 1900 e bolinhas, pouco depois da extinção dos dinossauros, eu diria que se viravam bem. Aliás, muito bem! Naqueles tempos, os cartazes/posteres de cinema eram verdadeiras obras de arte, sem fotos, sem digitalismos, sem frescuras. Deviam levar meses pra terminar um poster de verdade, daqueles que a gente queria ver o filme só por causa deles (pra, no fim das contas, se constatar que o poster era melhor do que o filme todo). É impressionante o realismo, a riqueza de detalhes de alguns cartazes daqueles tempos em que meu avô catava goiaba do vizinho. Saquem só essa pequena galeria:





















Bom demais, né não? Eu queria postar mais uns 100 dessas belezinhas por aqui, mas vou me ater a recomendar um tumblr muito interessante, dedicado exclusivamente a postar cartazes das antigas: posteriormente.tumblr.com. Confesso que os cartazes deste post vieram todos de lá (mas só uns 2% de toda a galeria dos caras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário